UDESC - Joinville

LARVA Robô Virtual

Scorbot ER-4PC

Simulador

Autoria Trabalho escrito
Rudimar Anor Zwirtes Download
Rejane Gomes dos Santos Download
Santiago Viertel Download

Orientador:
- Marcelo da Silva Hounsell

Contato:
larva@joinville.udesc.br

O simulador de robô, na realidade, trata-se de um ambiente de programação para iniciantes em robótica. Com uma interface intuitiva e agradável, pode-se programar algumas tarefas e visualizar as operações do robô de forma tridimensional.

Para visualizar corretamente o simulador, se faz necessário algumas recomendações a serem seguidas. A resolução da tela deve ser de 1024 x 768. O sistema operacional utilizado deve ser Windows. O simulador somente será visualizado em qualquer versão do Internet Explorer superior a 4.0 e inferior a 7.0. Apenas o Microsoft VM (não da SUN) poderá ser ativado durante o carregamento, pois o simulador possui aplicabilidade específica para a máquina virtual da Microsoft. Para verificar se o browser está configurado corretamente siga os passos abaixo:

  1. No menu do Internet Explorer, clique em Ferramentas;
  2. Clique na opção "Opções da Internet...";
  3. Selecione a tag "Avançadas";
  4. Se contiver a opção "Java (SUN)", certifique que todos os subitens NÃO estejam selecionados;
  5. Na opção "Microsoft VM", selecione a opção "Compilador do Java JIT ativado (é preciso reiniciar)";
  6. Clique no botão "Aplicar", situado na parte inferior da janela;
  7. Feche TODOS os browsers e inicie-os de novo;
  8. Volte a este site e visualize o simulador de robô!

Ainda, se faz necessário instalar um plug-in para visualizar o robô de forma tridimensional. O único plug-in recomendado para visualizar o robô é o Cortona da ParallelGraphics. Poderá fazer a instalação on-line por clicar aqui.

O simulador se encontra em duas formas (visualização direta através do browser ou download dos arquivos fontes) e em quatro versões. Na primeira versão, ele possui uma interface que possibilita a programação off-line do robô. Na segunda versão, ele também possui a possibilidade de gerar objetos e realizar detecção de colisão. Na terceira versão está inclusa a funcionalidade de avaliação de preensão de objetos. Na quarta versão é possível ativar a avaliação de preensão contínua.

Versão 1 Visualização On-Line Download
Versão 2 Visualização On-Line Download
Versão 3 Visualização On-Line Download
Versão 4 Visualização On-Line Download

Última atualização: 30/06/2008 @ DCC-CCT-UDESC