SBV

A Sociedade Brasileira de Vácuo, com sigla SBV, é uma Sociedade civil, de caráter científico e tecnológico, de duração por tempo indeterminado, sem fins lucrativos, com sede e foro no Instituto de Física "Gleb Wataghin" - na Universidade Estadual de Campinas, estado de São Paulo, regida por estatuto. Foi fundada no dia 17 de maio de 1978 no Instituto Militar de Engenharia-IME, Rio de Janeiro-RJ, sob a Presidência do Prof. Dr. Neelkanth G. Dhere, com o propósito de promover, comunicar e divulgar conhecimentos na área de vácuo e suas aplicações.

A SBV tem como objetivo ser um agente que promova a congregação de cientistas, professores, engenheiros, técnicos e estudantes para gerar, discutir e divulgar conhecimentos e técnicas relacionados à Ciência e Tecnologia de Vácuo, tanto com objetivos acadêmicos e pedagógicos, quanto para a viabilização de aplicações técnicas de vácuo. As propostas da Sociedade se mostraram importantes já na década de 70 nos projetos em microeletrônica da época e, recentemente, na construção das linhas de feixe eletrônico do LNLS que exigiu a participação de especialistas em ultra-alto vácuo. A criação da SBV estimulou a criação de cursos de curta duração e disciplinas sobre Ciência de Tecnologia de Vácuo, em várias Universidades do país. A tecnologia de vácuo é atualmente parte integral da geração de conhecimentos na ciência moderna e na indústria.

Como a SBV é formada por profissionais pertencentes a Universidades, Institutos de Pesquisa e Indústrias, para mantê-los atuantes e atualizados cientifica e tecnicamente,  a Sociedade vem mantendo, desde sua criação, um congresso anual – o CBRAVIC – que neste ano de 2008 será realizado na cidade de Joinville, Santa Catarina.

Importante ressaltar que a SBV mantém desde 1982 a Revista  Brasileira de Aplicações de Vácuo (RBAV), onde trabalhos apresentados no congresso anual são publicados. Atualmente a RBAV tem classificação A no sistema QUALIS da Capes, na área de Engenharia. Maiores informações sobre a revista podem ser obtidas na página da Sociedade, no endereço abaixo.

 

Endereço Oficial

Sociedade Brasileira de Vácuo
Rua Bertrand Russel s/n
Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Caixa Postal : 6165
13085-970 - Campinas- SP

 CNPJ 29.532.975/0001-42
Inscrição Estadual: Isenta
 pagina: http://www.sbvacuo.org.br/

Secretaria SBV
UFSCar – Departamento de Engenharia de Materiais
A/C: Prof. Dr. Pedro Augusto de Paula Nascente
Rodovia Washington Luiz, km. 235
13.565-905 – São Carlos - SP
Tel/Fax: (16) 3361-3947
e-mail: sbv@power.ufscar.br 

Desenvolvimento: G. Lampugnani; M.J. Cinelli; Anezka Kolaceke