Você Sabia? Louis Braille

Você Sabia?

Louis Braille, inventor do sistema de escrita e leitura que leva o seu nome, era francês, nascido em 4 de janeiro de 1809. Ele ficou completamente cego aos dois anos quando brincava com as ferramentas na oficina de seu pai. Ainda criança frequentava a escola normalmente e inclusive era considerado um aluno de destaque por sua capacidade de memorização.

Mais tarde foi admitido para o Instituto Real de Jovens Cegos de Paris e teve contato com livros especiais, cujas letras eram em alto relevo, porém, esses livros eram difíceis de ser confeccionados e também eram bastante pesados. Esses e outros motivos, como a lentidão e falta de praticidade do método de ensino e leitura, motivaram Louis Braille a desenvolver um novo sistema.

Braille se baseou no sistema de comunicação, apresentado em 1821, pelo capitão Charles Barbier da artilharia francesa, o qual consistia em um método táctil através de pontos em alto relevo. O sistema possibilitava trocar ordens e informações de forma silenciosa e não necessitava de luz. Tal sistema ficou conhecido como escrita noturna, ou ainda sonografia. Braille iniciou estudos de melhorias e em 1824, com apenas 15 anos, depois de ter acrescentado a notação numérica e musical, concluiu então o sistema que levou seu nome, formado por células com apenas seis pontos.

O Sistema Braille se tornou popular apenas dois anos após a morte de seu inventor (06/01/1852) e, este serviu de inspiração para o nome de uma das três ações gerenciadas pelo Programa Assistiva.

A Ação Braille, que desenvolve tecnologias para inclusão digital, não se atenta apenas às tecnologias para deficiência visual, como o nome sugere, mas a todos os deficientes, que de algum modo encontram dificuldades para utilizar os meios digitais, tais como o computador.

LouisBraille

Descrição da imagem: Retrato pintado de Louis Braille.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *