Você sabia – John Nash

John Forbes Nash Jr. foi um matemático que trabalhou com teoria dos jogos, geometria e equações diferenciais. Em 1958, Nash começou a mostrar sinais de esquizofrenia, desenvolvendo um comportamento errático. Devido a sua excentricidade habitual, muitos tomaram esses primeiros sinais como brincadeiras. Seu quadro se agravou, chegando a escrever cartas  para a embaixada de Washington, se auto intitulou “imperador da Antártica” e começou a criar diversas teorias conspiratórias. Quando John ameaçou retirar todo seu dinheiro do banco e se mudar para a Europa, Alicia, sua esposa, procurou por auxílio médico.

25NASH1-obit-master1050

Foto 1: John Nash na universidade.

Em 1959, foi internado no Hospital McLean (que abrigava pacientes como professores de Harvard e pessoas famosas), quando foi diagnosticado com esquizofrenia paranoide e depressão. Permaneceu em hospitais psiquiátricos até 1970, onde passou por tratamentos que utilizavam eletroconvulsoterapia e medicamentos antipsicóticos. Após 1970, Nash optou por não tomar mais medicação antipsicótica, desenvolvendo uma recuperação gradativa com o passar do tempo. John faleceu aos seus 86 anos de idade, junto com sua esposa Alicia, em 2015 devido a um acidente de carro.

Toda sua trajetória foi narrada por um filme autobiográfico “A Beautiful Mind” – “Uma Mente Brilhante” (2001), protagonizado por Russel Crowe, que conta sua história desde a universidade, o relacionamento com seus colegas (imaginários ou não), seus insights e o princípio de teorias que foram revolucionárias no mercado financeiro, entre outros. Também é narrado o drama pessoal vivido por ele e sua família em virtude de seu quadro de esquizofrenia. O filme venceu o Oscar em 2002 como melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor atriz coadjuvante.

russell-mente-brilhante

  Foto 2: Russel Crowe interpretando Nash em “A Beatiuful Mind” (2001).

John Nash recebeu o Prêmio Teoria John von Neumann em 1978, por suas descobertas quanto os equilíbrios não-cooperativos (Equilíbrio de Nash). Em 1994, como resultado de seu trabalho com a teoria dos jogos, recebeu o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel.

john-nash-nobel

 

Foto 3: John Forbes Nash recebendo o Prêmio Nobel.

 

John_Forbes_Nash_Jr._by_Peter_Badge

Foto 4: Nash como professor universitário.

 

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *