Você Sabia? – História das Cadeiras de Rodas

Desde tempos imemoriais o homem procura auxiliar pessoas acidentadas, doentes ou deficientes a se locomoverem de uma maneira mais eficiente do que simplesmente erguê-las pelas mãos e pés. Inicialmente eram utilizadas pranchas com cipós, pequenos trenós e mais tarde, na Idade Média, carrinhos de mão.

a fonte

 

 

Foto 1: Fonte do Rejuvenescimento

Assim era o transporte dessas pessoas, até que alguém teve a ideia de por rodinhas sob uma cadeira e as coisas ficaram muito mais simples e dali para frente esse projeto foi evoluindo.

Por exemplo, destacou-se a cadeira usada pelo Rei Filipe II de Espanha, em 1595. Elaborou-se uma cadeira de rodas que atendesse a todas as necessidades do monarca, como engenhos de inclinação, descanso para os pés e que se modifica para leito temporário de repouso. Pois o rei necessitava de muita precaução para ser locomovido e ter acesso aos diversos recintos do castelo.

Wheelchair_with_writing_desk_and_umbrella

 Foto 2: Cadeira de Rodas Antiga

Em 1655, Stephan Farfler, um relojoeiro paraplégico, criou aos 22 anos de idade um modelo do tipo triciclo. Além de ser confortável, era movimentado pelo próprio usuário. Utilizava os dois braços e não requeria qualquer ajuda em terreno plano – desde que não houvesse barreiras, como hoje em dia.

No ano de 1933 Herbert A. Everest, norte-americano, encomendou uma cadeira de rodas que poderia ser levada num automóvel, que foi um passo decisivo para o objetivo desenvolvimento de cadeiras de rodas mais versáteis. O engenheiro H.C. Jennings construiu para ele a primeira cadeira de rodas dobrável. Esse modelo, devidamente patenteado como muitos outros modelos, foi utilizado por décadas, com a marca Everest/Jennings, antes que outros surgissem no mercado.

Uma das figuras mais famosas e importantes que usava cadeira de rodas, foi Franklin Delano Roosevelt, que foi vítima da poliomielite quando já era Presidente dos Estados Unidos. Embora fosse notório que evitava ser visto em público ou fotografado utilizando uma cadeira de rodas, não a dispensava em momentos especiais. Dava seu apoio à campanha nacional contra a poliomielite.

franklin-roosevelt1-e1311913107853

Foto 3: Ex-presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt em uma cadeira de rodas ao lado de uma criança

Adaptações indispensáveis foram criadas em todas as partes do mundo para tornar as cadeiras de rodas ágeis e seguras para o uso em determinados esportes, tais como as corridas e maratonas, o basquetebol e o tênis em cadeiras de rodas. Há modelos surpreendentes nesse campo, muito leves, com eixos especiais e muito menores e com maior proximidade do solo.

ORTOMIX BASQUETE PERFOMANCE

Foto 3: Cadeira de rodas adaptada para prática de basquete

Com o avanço industrial e com o surgimento de matéria-prima muito mais moldável e mais leve, além de maior demanda, as cadeiras de rodas evoluíram de uma forma surpreendente desde as primeiras décadas do Século XX. Seria tarefa impossível levantar todos os modelos existentes, desde as manuais, dobráveis ou não, às hospitalares, às adaptadas a situações específicas e também às motorizadas, que aos poucos vão tomando conta do mercado.

Em 2009, pesquisadores italianos inventaram uma cadeira de rodas movida apenas por movimentos cerebrais. Foi desenvolvida pelo Departamento de Inteligência Artificial e Robótica da Politécnico de Milão.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *