Você Sabia? – Desenho Universal

Desde a década de 60, países como Japão, Suécia e EUA vem discutindo maneiras de reduzir as barreiras arquitetônicas enfrentadas por pessoas com deficiência. Hoje, as discussões concentram-se na concepção de produtos, meios de comunicação e ambientes que possam ser utilizados por todas as pessoas.

O conceito livre de barreiras acabou evoluindo para o conceito de desenho universal, adotado inicialmente pelos EUA. Entende-se por universal em seu acesso todo o produto que torna possível a realização ou ainda prática das atividades e tarefas cotidianas de todo ser humano. Buscando assim, a inclusão das pessoas nos diversos segmentos sociais que compõem nossas vidas por meio da facilitação de uso de produtos/meios/espaços consolidando assim, os pressupostos existentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O desenho universal visa a concepção de objetos, equipamentos e estruturas do meio físico destinados a ser utilizados pela generalidade das pessoas, objetivando simplificar a vida de todos, indiferente de sua idade, estatura ou capacidade.  No Assistiva são desenvolvidas tecnologias que utilizam do desenho universal para que as mesmas sejam acessíveis a quase todos os portadores de deficiências. Porém, cada caso de deficiência pode ser muito específico e a tecnologia desenvolvida deve ser adaptada conforme a necessidade.

Robson-Square-pic-K

Imagem 1: Exemplo de escadaria acessível.

Universal Design Kitchen Kitchen Win Universal Design Fail Blog Best Style

Imagem 2: Cozinha acessível.

9d02347d76e3718f1582f820c8b47886-1123

Imagem 3: Banheiro acessível.

Kitchen-Human-dimensions-elevation

Imagem 4: Projeto de cozinha acessível.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *