Você Sabia? – Derrick Coleman

Derrick Coleman, foi diagnosticado aos três anos com uma séria e incurável doença genética, que o deixaria surdo nos anos vindouros. Na escola Coleman sofria bullying, era chamado até de “quatro orelhas”, em virtude dos enormes aparelhos auditivos que usava. Apesar das dificuldades em se adaptar, no início do contato com esporte, sua mãe bolou certas toucas, que seguravam seus aparelhos auditivos durante a prática do esporte. Jogar futebol americano fazia com que Derrick se sentisse uma “criança normal”.

Na liga universitária, o futuro full back campeão nacional, já se destacava por sua capacidade de percepção. Na época, atuou como running back, posição em que há muita necessidade de comunicação com o quarter back, principal jogador do time.

Após a universidade, em 2012, Coleman não foi selecionado nos anuais drafts, (o draft, na Liga Nacional Americana (NFL) de futebol é extremamente concorrido, seria uma analogia as peneiras de futebol em nosso país). Em abril, ainda neste ano, ele viria a ser contratado pelo Minessota Vikings. Porém, ele foi dispensado em agosto do mesmo ano.

Como um exemplo de determinação, mesmo com todos dizendo não ser possível nem sequer chegar ao futebol profissional, quatro meses após sua dispensa dos Vikings, Derrick encontrou um lar no Seatle Seahawks e se tornou o terceiro jogador surdo a atuar na história da NFL, depois de Bonnie Sloan [1973] e Kenny Walker [1991].

Em 2014, Coleman foi campeão nacional pela NFL pelo Seattle Seahawks se tornando assim o primeiro e único jogador na história a jogar a tão sonhada final da NFL, o Super Bowl, como também o primeiro a ganhar o tão cobiçado troféu, mesmo tendo que se adaptar a sua deficiência auditiva.

Segundo Coleman “…eles não chamaram meu nome (draft), me disseram que tudo acabou. Mas eu sou surdo desde os três anos. Então, eu não os escutei!”.

Derrick Coleman

Imagem 1: Derrick jogando futebol americano.

site_2

Imagem 2: Coleman em evento da Starkey – Aparelhos Auditivos para Perda Auditiva.

site_1

Imagem 3: Derrick Coleman comemorando ponto em jogo na Liga Americana.

Referências:

<http://www.biography.com/people/derrick-coleman>

<https://www.youtube.com/watch?v=buCd72C1oGA>

<https://www.youtube.com/watch?v=HW51d5Om614&t=33s>

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *