Próteses de impressoras 3D

 

Há muitos anos que existem próteses para pessoas deficientes que tem perda ou falta de um membro superior. Com o decorrer do tempo e com o avanço na tecnologia estas próteses sofreram diversas modificações e melhorias tornando-se, cada vez mais, antropomórficas, ou seja, adquiriram maior capacidade de imitar a mão humana em relação ao seu formato e tamanho.

Existem diferentes tipos de próteses disponíveis no mercado atualmente como, por exemplo, as mio elétricas que funcionam através de sinais nervosos dos músculos que ativam a “mão”, além de outras que seriam mais mecânicas que funcionam por tencionamento de fios. Estas serão o grande assunto da presente publicação.

Os preços das próteses podem variar de centenas de reais a dezenas de milhares de reais o que inviabiliza a sua distribuição para todos que necessitam deste direito indispensável. Para crianças o caso torna-se ainda pior já a mão deveria acompanhar seu crescimento e para isso teria de ser feita uma nova prótese de tempo em tempo o que acabaria custando muito.

Com isso em mente, diversas pessoas se uniram para solucionar esse problema, ONG’s como a Enabling the Future que disponibiliza arquivos com próteses pré-criadas, para crianças, que podem ser impressas em impressoras 3D e que podem até ser doadas por eles mesmos em caso de necessidade. Como o material utilizado nas impressoras não é tão caro e com a mão já desenvolvida o custo da prótese cai muito tornando viável sua compra e tornando o sonho de muitas crianças ao redor do mundo possível.

Mão raptor.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *