Participação na I Feira de Ciência e Tecnologia da E.E.B. Prof. João Rocha

Nos dias 21 e 22 de agosto ocorreu a I Feira de Ciência e Tecnologia da E.E.B. Prof. João Rocha, na qual alunos do ensino médio tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos para os estudantes da escola e os seus pais. Além da apresentação, houve avaliação dos projetos e os melhores trabalhos serão apresentados na Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Joinville – FECITEJ, que ocorrerá em outubro. A convite do aluno Muryllo (ver figura 1) e de suas professoras, integrantes dos projetos “Assistiva – Tecnologia para a Inclusão Social”  e “Ciência ao Alcance de Todos (CAT)” participaram desta feira expondo equipamentos e protótipos desenvolvidos na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, em Joinville.

Estes projetos fazem parte de um Programa de Extensão intitulado “Incluir com Ciência e Tecnologia”, o qual visa contribuir para a inclusão de diversos públicos da sociedade por intermédio da ciência e da tecnologia. No projeto CAT são feitas exposições de dispositivos e equipamentos que permitem ilustrar fenômenos físicos e que despertam o interesse dos estudantes pelas ciências exatas e pela tecnologia. Já o projeto Assistiva tem por objetivo o desenvolvimento de tecnologias voltadas para a inclusão social de pessoas com algum tipo de deficiência, as quais são chamadas de Tecnologias Assistivas (TAs).

Em destaque na Figura 1, o aluno Muryllo teve um papel importante na apresentação do projeto Assistiva. Na ocasião foi utilizada uma sala de recursos audiovisuais, na qual foi realizada a projeção de um jogo controlado por um Mouse Inclusivo (modelo Bernardo), demonstrando de forma prática a usabilidade da TA. A apresentação do Mouse Inclusivo e as instruções para o jogo foram realizadas pelo Muryllo, que se mostrou atencioso a todos que passaram pela sala. Também foi apresentado o Emulador de Teclado juntamente com os Acionadores Elétricos de Baixo Custo e um Mouse Inclusivo, modelo Bianca. 

 O projeto CAT expôs alguns dos seus projetos (ver Figura 2), a saber: uma barata elétrica, um dimmer digital com tela sensível ao toque, um jogo de passa argola, um protótipo de elevador de carga e um modelo de casa sustentável.

Apresentação dos projetos

Figura 2: Apresentação dos projetos

A feira reuniu um número significativo de visitantes, conferindo os projetos e tecnologias, desde alunos das séries iniciais aos do ensino médio, algumas crianças deficientes, pais e professores.  No encerramento das exposições daquela tarde, foi realiza uma apresentação do grupo “Segue – Dança Inclusiva”, com a coreografia Anjos, que contou com a participação do Muryllo.

Os integrantes do Projeto Assistiva e CAT são gratos a todos que contribuíram para a realização do evento e a apresentação dos projetos da UDESC, em especial às professoras Josiane Ribeiro, Josiane Aparecida e Nilvane Santos pelo suporte e atenção aos projetos. E não por menos agradecemos ao MEC/SESu (EDITAL Nº 02 – PROEXT 2013) pelo suporte financeiro ao Programa de Extensão Incluir com Ciência e Tecnologia, que congrega estes projetos.

Conheça mais sobre o CAT: Ciência ao Alcance de Todos

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *